O EVENTO

 

MENSAGEM DA PRESIDENTE

O I Simpósio Internacional de Cacau e Chocolate tem como objetivo contribuir na difusão de conhecimentos na área de cacau e chocolate. O que revela compromisso com a sociedade, além de abastecer a população das regiões produtoras de cacau nas práticas agrícolas e processos tecnológicos na melhoria da qualidade. Permitindo a oferta de produtos competitivos no mercado Nacional e Internacional, além de promover a saúde e proteger o meio ambiente.

Além disso, o Simpósio irá promover uma maior integração entre os países produtores de cacau e fortalecer articulações que façam ressoar este objetivo em localidades que possuem deficiências de políticas e programas direcionados ao crescimento desta área, que hoje se constitui como estratégica para o desenvolvimento do país e do mundo.

 
 

Considera-se ainda que a vocação agroindustrial do país e do Mundo e o vasto campo de trabalho na área de alimentos demandam a constante atualização e integração entre técnicos, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e o setor industrial, por meio do debate e intercâmbio de experiências e conhecimentos promovendo a internacionalização dos temas abordados.

A Bahia lhe espera!

Dra. Eliete Bispo
Presidente do SICC

TEMA OFICIAL DO EVENTO

As Universidades e os Centros de Pesquisas de diversos Países vêm contribuindo na perspectiva de ampliação e consolidação das redes de conhecimento em pesquisa e desenvolvimento na área de cacau, em articulação mundial.

O I Simpósio Internacional de Cacau e Chocolate será realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)/Regional Bahia. Este evento contará com conferências, mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas e a participação de empresas e Organizações Governamentais e não Governamentais, com previsão para atender aproximadamente 600 participantes. Entre os conferencistas e palestrantes encontram-se profissionais de reconhecida capacidade técnica e científica em cacau e chocolate e Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, em nível nacional e internacional, que abordarão os mais recentes avanços nas distintas áreas temáticas abarcadas.

Com o objetivo de alcançar os indicadores sociais, econômicos e científicos, o simpósio terá quatro grandes áreas que representam interesse para contribuir com a solução de diversas demandas da cadeia produtiva de cacau:

1º - Cultivo e Sustentabilidade: esta área abordará temas agronômicos, ambientais e genéticos.

2º - Processamento de cacau com ênfase na fermentação: avanços metodológicos, utilização de enzimas e fatores genéticos.

3º - Qualidade – Controle de qualidade da matéria prima ao produto final.

4º - Inovação na tecnologia de chocolate: novos métodos, novos produtos, mercado de chocolates “gourmet” .

COMISSÃO ORGANIZADORA

Conheça os integrantes da nossa Comissão Organizadora:

Presidente

Eliete da Silva Bispo

Vice Presidente

Sérgio Eduardo Soares

Presidente da Comissão Cientifica

Glaucia Maria Pastore

Coordenador dos Trabalhos Científicos

Leonardo Fonseca Maciel

Coordenador de Assuntos
Nacionais e Internacionais e de
Captação de Recursos

Jumar da Silva Pedreira

Coordenadora de Comunicação
e Informação

Thâmilla Thalline Batista de Oliveira

Coordenadora Executiva

Andressa de Oliveira Cerqueira

Tesoureira

Andréa Gomes da Silva

Coordenadora de Cursos

Adriana Reis

Vice Coordenador de Comunicação e Informação

Pedro Paulo Lordelo Guimarães Tavares

Vice Coordenadora Executiva

Thamires Melo